Modelação

SISTEMA DE MODELOS

O trabalho de modelação foi efectuado através da aplicação do modelo numérico MOHID , acoplado ao modelo atmosférico WRF, com o objectivo de descrever os principais processos que determinam a hidrodinâmica e a qualidade da água na Ilha da Madeira.

Neste caso de estudo foi implementado um sistema integrado de 5 modelos encaixados, capazes de simular a propagação da maré, determinar os campos de correntes associados à acção conjunta da maré e vento, e finalmente, simular a dispersão da pluma do emissário submarino do Funchal e Câmara de Lobos e a produção primária da parte sul da Ilha da Madeira.

As condições iniciais e de fronteira sao fornecidas pelo modelo de escala oceanica Mercator Ocean, a distribuição climatológica vertical de nutrientes e oxigénio foi obtida do World Ocean Atlas 2005 (WOA05) e ascondições de fronteira aberta sao fornecidas pelo modelo global de maré FES2004.

O trabalho de modelação das plumas dos emissários completa o programa de monitorização no que se refere à contaminação microbiológica causada pelas descargas. Esta componente da modelação pretende avaliar a dispersão das plumas originadas pelos emissários na zona costeira de descarga e o seu efeito nas praias contíguas às mesmas. Assim, um dos principais objectivos da aplicação do modelo aos emissários do Funchal e de Câmara de Lobos é a simulação da distribuição de coliformes na zona costeira adjacente, com origem na descarga do emissário.